O trabalho padrão de uma empresa de TI envolvidos no desenvolvimento de software pode ser vista dividida em duas partes:
O projeto é bem-tarefa definida, que é uma coleção de várias operações realizadas a fim de atingir um objectivo (por exemplo, desenvolvimento de software e de entrega). Um projeto pode ser caracterizado como:
UM PROJETO DE Software é o processo completo de desenvolvimento de software da obrigatoriedade recolha de ensaios e manutenção, realizado de acordo com a execução das metodologias, em um determinado período de tempo para obter-se produto de software.
Software é dito que é um produto intangível. Desenvolvimento de Software é uma espécie de todos os novo stream no mundo empresarial e há muito pouca experiência em construir produtos de software. A maioria dos produtos de software são feitos para aplicar requisitos dos clientes. O mais importante é que a tecnologia subjacente as mudanças e avanços tão frequentemente e rapidamente que a experiência de um produto não pode ser aplicada para o outro. Todas essas empresas e as condicionantes ambientais trazer riscos no desenvolvimento de software, portanto é essencial para gerenciar projetos de software eficiente.
A imagem acima mostra as limitações triplo para os projetos de software. É uma parte essencial do software organização para oferecer produtos de qualidade, mantendo os custos dentro do orçamento cliente restringir e entregar o projeto conforme programado. Há vários fatores, tanto internos quanto externos, que podem ter impacto essa tripla restringir triângulo. Qualquer um dos três fatores podem afetar seriamente os outros dois.
Portanto, gerenciamento de projetos de software é fundamental para incorporar requisitos do usuário junto com orçamento e limitações de tempo.
UM projeto de software manager é a pessoa que assume a responsabilidade da execução do projeto de software. Projeto de Software manager é completamente ciente de todas as fases do SDLC que o software poderia passar. Gerente do Projeto nunca pode envolver diretamente para produzir o produto final, mas que ele controla e gerencia as atividades envolvidas na produção.
Um gerente de projetos acompanha de perto o processo de desenvolvimento, prepara e executa diversos planos, organiza as necessárias e os recursos adequados, mantém a comunicação entre todos os membros da equipe, a fim de resolver problemas de custo, orçamento, recursos, tempo, qualidade e satisfação do cliente.
Vamos ver algumas das responsabilidades que um gerente de projeto nos ombros -
Gerenciamento de projetos de Software é composto por uma série de atividades, que inclui planejamento de projeto, decidir escopo do produto de software, estimativas de custo, em diferentes condições, agendamento de tarefas e eventos, e a gestão de recursos hídricos. Gerenciamento de Projetos atividades podem incluir:
Projeto de Software planejamento é tarefa, que é realizada antes da produção de software realmente começa. É aí que o software produção mas não envolve atividade concreta que tenha qualquer conexão de direção com o software produção; em vez disso, ela é um conjunto de vários processos, software que facilita produção. Planejamento do Projeto pode incluir o seguinte:
Ele define o âmbito do projecto; este inclui todas as actividades, o processo precisa ser feito a fim de fazer um material de entrega produto de software. Gerenciamento do escopo é essencial, uma vez que cria os limites do projeto, definindo-se claramente o que iria ser feito no projeto e o que não é feito. Isso faz projeto para conter tarefas limitadas e quantificáveis, que pode facilmente ser documentada e, por sua vez evita custos e tempo excedente.
No gerenciamento do escopo do projeto, é necessário -
Para uma gestão eficaz estimativas precisas das diferentes medidas é uma necessidade. Com estimativa correcta os gerentes podem controlar e gerenciar o projeto mais eficiente e eficaz.
Projeto estimativa poderá envolver as seguintes:
Software pode ser estimada, quer em termos de KLOC (quilo linha de código) ou pelo cálculo de pontos de função do software. As linhas de código depende da função e práticas de codificação pontos variam de acordo com o usuário ou requisito de software.
Os gestores estimam esforços em termos de exigência pessoal e homem-hora necessários para produzir o software. Para tamanho esforço software estimativa deve ser conhecida. Isso pode ser obtido por experiência dos gestores da organização, dados históricos ou software tamanho pode ser convertido em esforços, utilizando algumas fórmulas-tipo.
Uma vez tamanho e esforços são estimados, o tempo necessário para produzir o software pode ser estimada. Os esforços exigidos é segregado em sub categorias conforme as especificações de requisitos e da interdependência dos vários componentes de software. Tarefas são divididas em pequenas tarefas, atividades ou eventos por meio do trabalho estrutura revolucionária (WBS). As tarefas são agendadas no dia-a-dia ou em meses de calendário.
A soma do tempo necessário para concluir todas as tarefas em horas ou dias, é o tempo total investido para concluir o projeto.
Este pode ser considerado como o mais difícil de todos, pois ela depende de mais elementos que qualquer dos anteriores. A estimativa de custos de projeto, é necessária a considerar -
Discutimos vários parâmetros que envolvem projeto estimativa como o tamanho, esforço, tempo e custo.
Gerente de Projetos possa estimar os fatores listados por meio de duas técnicas amplamente reconhecidos -
Essa técnica pressupõe o software como um produto de várias composições.
Existem dois modelos principais -
Esta técnica utiliza empiricamente derivadas fórmulas para fazer estimativa.Estas fórmulas são baseadas no LOC ou FPs.
Este modelo é feito por Lawrence H. Putnam, que se baseia em Norden, distribuição de freqüência (Rayleigh curva). Putnam modelo mapas tempo e esforços necessários com o software.
COCOMO destaca modelo de custo construtivo, desenvolvido por Barry W. Boehm. Ela divide o produto de software em três categorias de software: orgânico, semi-geminada e integrado.
Programação do projeto em um projeto se refere ao roteiro de todas as atividades para ser feito com ordem especificada e no horário designado para cada atividade. Os gerentes de projeto têm tendência a tendem a definir várias tarefas, e os marcos do projeto e organizar-los mantendo vários fatores em mente. Eles olham para as tarefas estão no caminho crítico da programação, que são necessários para completar a forma específica (por causa da tarefa interdependência) e rigorosamente dentro do tempo alocado. Organização de tarefas que fica fora do caminho crítico são menos susceptíveis de impacto sobre toda programação do projeto.
Para agendamento de um projeto, é necessário que -
Todos os elementos usados para desenvolver um produto de software pode ser considerado como recurso para o projeto. Isso pode incluir recursos humanos ferramentas produtivas e bibliotecas de software.
Os recursos estão disponíveis em quantidades limitadas e permanecer na organização como um pool de ativos. A falta de recursos dificulta o desenvolvimento do projeto e isso pode ficar para trás o calendário. Alocar recursos extra aumenta o custo de desenvolvimento é, portanto, necessário para estimar e alocar recursos adequados para o projeto.
Gerenciamento de recursos inclui -
Gestão de Riscos envolve todas as atividades referentes à identificação, análise e fazendo prestação de previsível e não-previsíveis riscos no projeto. Riscos podem incluir o seguinte:
Existem atividades envolvidas no processo de gestão de riscos.
Nesta fase, as tarefas descritas nos planos do projeto são executadas de acordo com suas agendas.
Execução exige um acompanhamento a fim de verificar se tudo está indo de acordo com o plano. Monitoramento é observar para verificar a probabilidade de ocorrência de risco e tomar medidas para evitar o risco ou o relatório o estado das diferentes tarefas.
Essas medidas incluem -
A eficácia da comunicação desempenha papel vital no sucesso de um projeto. Ela preenche as lacunas entre o cliente e a organização, entre os membros da equipe, bem como outras partes interessadas no projeto, tais como fornecedores de hardware.
Comunicação pode ser oral ou escrito. Gestão da Comunicação processo pode ter as seguintes etapas:
Após o encerramento, a equipe avança para a próxima fase ou projeto.
Gerenciamento de Configuração é um processo de acompanhamento e controle das alterações de software em termos de requisitos, design, funções e o desenvolvimento do produto.
O IEEE define-a como "o processo de identificar e definir os itens do sistema, controlando a mudança desses itens ao longo do seu ciclo de vida, a gravação e relatar o status de itens e solicitações de mudança, e verificando a integridade e exactidão dos itens".
Em geral, uma vez que a SRS é finalizado há menos hipóteses de exigência de mudanças para o usuário. Se isso ocorrer, as alterações são tratadas apenas com a aprovação prévia da gerência superior, uma vez que não existe a possibilidade de custo e tempo excedente.
A fase do SDLC pressupõe-se sobre se ele comparáveis, ou seja baseline é uma medida que define integridade de uma fase. Uma fase é comparáveis quando todas as atividades relacionadas a ele são acabados e bem documentado. Se não fosse a fase final, sua saída seria usado na próxima fase imediata.
Gerenciamento de Configuração é uma disciplina de organização administrativa, que cuida da ocorrência de qualquer alteração (processo, requisito, tecnológicos, estratégicos etc.) depois de uma fase é comparáveis. CM mantém controlo sobre quaisquer mudanças feitas no software.
Controle de Mudança é a função do gerenciamento de configuração, que garante que todas as alterações feitas ao sistema de software são consistentes e por regras de organização e regulamentação.
Uma mudança na configuração do produto passa pelos seguintes passos -
Identificação - A solicitação de mudança chega de fontes internas ou externas. Quando a solicitação de mudança é identificado formalmente, é devidamente documentados.
Validação - Validade do pedido de alteração é verificado e o seu procedimento de tratamento é confirmado.
Análise - o impacto da mudança pedido é analisado em termos de cronograma, custos e esforços. Impacto global da potencial mudança no sistema é analisado.
Controle - se o potencial mudar ou impactos muito muitas entidades no sistema ou é inevitável, é obrigatório para ter aprovação de altas autoridades antes da modificação é incorporada ao sistema. Ela decide-se se a mudança vale a pena incorporar ou não. Se não estiver, altere pedido for recusado formalmente.
Execução - se a fase anterior determina a execução da solicitação de mudança, esta fase tomar as ações apropriadas para executar a mudança, a uma profunda revisão, se necessário.
Fechar pedido - a mudança é verificada para a correta aplicação e mesclando com o resto do sistema. Este recém-incorporada mudança no software está documentado corretamente, e o pedido é formalmente está fechado.
O risco e a incerteza aumenta multifacetado no que diz respeito ao tamanho do projeto, mesmo quando o projeto é desenvolvido de acordo com a metodologia.
Há ferramentas disponíveis, os quais auxiliam para uma eficaz gestão de projectos. Alguns são descritos -
Os gráficos de Gantt foi concebida por Henry Gantt (1917). Ela representa cronograma do projeto com relação a períodos de tempo. Trata-se de um gráfico de barras horizontais com barras que representam atividades e tempo previsto para as atividades do projeto.
PERT (Program Evaluation & Revisão Técnica) gráfico é uma ferramenta que mostra projeto como diagrama de rede. Ele é capaz de representar graficamente principais eventos do projecto em paralela e forma consecutiva. Os eventos, que acontecem um após o outro, mostram a dependência da tarde evento sobre o anterior.
Os eventos são mostrados como numerados nós. Eles estão conectados por identificado como setas representando sequência de tarefas no projeto.
Esta é uma ferramenta gráfica que contém bar ou gráfico que representa número de recursos (geralmente pessoal qualificado) necessárias ao longo do tempo para um projeto (ou fase). Histograma recursos é uma ferramenta eficaz para o planeamento e a coordenação.
Esta ferramenta é útil para o reconhecimento interdependente as tarefas do projeto. Ela também ajuda a descobrir o caminho mais curto ou caminho crítico para concluir o projeto com sucesso. Como diagrama PERT, cada evento é atribuído um período de tempo específico. Esta ferramenta mostra dependência de caso supondo que um evento pode prosseguir para a próxima somente se o anterior for concluída.
Os eventos são organizados de acordo com a sua mais cedo possível hora de início. Caminho entre o início e o fim nó é caminho crítico que não pode ser ainda mais reduzida e todos os eventos precisam ser executadas na mesma ordem.